domingo, 30 de agosto de 2009

NORMAS p/a CONFERÊNCIA NACIONAL, ESTADUAIS, de BASE e POPULARES - 2009

Movimento Democracia Direta

M D D - BRASIL

CIRCULAR de Orientação para Realização
das CONFERÊNCIAS Populares, de Base,
Estaduais e Nacional


1. A presente RESOLUÇÃO da Coordenação Geral do MDD – Brasil, dentro do que estabelece seu Estatuto, CONVOCA para os meses de SETEMBRO, OUTUBRO e NOVEMBRO de 2009, as respectivas CONFERÊNCIAS Deliberativas do MDD, assim constituídas e caracterizadas estatutariamente:

I - De 1º a 30 de setembro ,as CONFERÊNCIAS POPULARES;
II - De 1º a 15 de outubro, as CONFERÊNCIAS DE BASE
III - De 16/Out a 08/Novembro, as CONFERÊNCIAS ESTADUAIS
IV - Dias 14 e 15 de Novembro, a CONFERÊNCIA NACIONAL


2. As CONFERENCIAS POPULARES são convocadas com os seguintes :

OBJETIVOS ; Reaglutinar os militantes ( simpatizantes, colaboradores e ativistas ) Recrutar novos membros p/o MDD, articular lideranças populares e dos movimentos sociais para a luta pela Democracia Direta e o Poder Popular; divulgar e organizar as Conferências de Base, Estadual e Nacional.
PAUTA ; Abertura c/ Informe; Tribuna Livre; Avaliação e Planejamento do Trabalho do MDD no Estado do ano de 2009 e para 2010. Informes sobre os CRs e debate sobre as CONFERÊNCIAS c/ leitura e debate sobre os DOCUMENTOS POLITICOS.
PARTICIPAÇÃO : De todos os militantes do MDD no Estado, pessoas e grupos sociais convidados.


3. As CONFERÊNCIAS DE BASE : são convocadas com os seguintes :

OBJETIVOS ; Articular militantes dos Movimentos Sociais e das Organizações populares de cada estado simpatizantes da Democracia Direta e do Poder Popular para atuarem no MDD; Reunir e debater com a Militância do MDD que atua nos movimentos sócias políticas de organização, mobilização e participação, de Finanças, logística e políticas públicas para as respectivas áreas. Eleição das Coordenações de Base e de Delegados para a Conferência Estadual e Nacional, na propoção de 01 p/ 03 participantes.
PAUTA ; Abertura c/ Informes; Avaliação do trabalho de Direção do MDD no Estado junto ao respectivo Movimento Social – (Sindical Operário ; Comunitário de Moradores, Estudantil e Juventude, Cidadania e Gênero ) – Estratégia e Tática , Plano de Metas, Calendário de Atividades, Ações dos CRs e Eleição da respectiva Coordenação de Base e Delegados p/as Conferências Estadual e Nacional.
PARTICIPAÇÃO : Cada Conferência de Base estará assim caracterizada:

SINDICAL E OPERÁRIA – Sindicalistas e dirigentes de associações profissionais, líderes operários e Camponeses, de servidores públicos, profissionais liberais e trabalhadores autônomos, aposentados e congêneres.
COMUNITÁRIA DE MORADORES ; Líderes comunitários e dirigentes de Associações de Moradores, de Conselhos de Bairro, Sociedades Comunitárias, Síndicos e Diretores de Prefeituras Comunitárias.
ESTUDANTIL E JUVENTUDE ; Líderes estudantis e de movimentos e grupos juvenis, militantes do ME – Movimento Estudantil, dirigentes ou não de DCEs, Diretórios Centrais de Estudantes, de CÃS – Centros Acadêmicos, GEs- Grêmios Estudantis e dos diversos Grupos de Jovens que atuem nas diversas áreas de atuação da juventude.
CIDADANIA E GENÊRO – Militantes dos diversos movimentos sociais e de organizações populares que atuam no Movimento negro, indígena, ecológico e ambientalistas, pacifista e de direitos humanos, feminino e de defesa da mulher, da criança, do idoso, do consumidor, educação popular, saúde pública e congênere.


4. As CONFERÊNCIAS ESTADUAIS são convocadas com os seguintes :

OBJETIVOS ; Debater, avaliar e planejar as ações do MDD no respectivo estado brasileiro; elaborar um Plano de Metas e um Calendário de Atividades p/o MDD no Estado,estabelecendo pontos de pauta, datas e Estratégia e Tática, Encontros Populares e de Base, Cursos de Formação e ação conjunta com os MS. Construir os CRs e realizar a eleição para a Coordenação Estadual.
PAUTA ; Abertura c/ Informes, Avaliação do Trabalho de Direção e na construção dos CRs no Estado. Fazer a Avaliação/2009 e o Planejamento/2010 c/ campanhas de recrutamento, de arrecadação e finanças , de organização e mobilização; participação em greves, passeatas, manifestações públicas, invasões de terra, ocupações de fábricas e jornadas de lutas e manifestações congêneres. Organização dos CRs no Estado, Eleição da Coordenação Estadual e de Delegados na proporção de 01 p/ 03 participantes.
PARTICIPAÇÃO ; Todos os membros das Coordenações Estaduais, Delegados eleitos nas Conferências de Base e Populares – Livres, Coordenadores Municipais e Sub.Coord. Municipais e ativistas convidados para o evento.

5. Da CONFERÊNCIA NACIONAL : È convocada com o seguinte :

OBJETIVO ; Avaliar e planejaro trabalho de direção e atividades do MDD durante 2009 e para 2010; Estabelecer normas e articular ações no país visando o fortalecimento do Movimento e a total organização do MDD no Brasil. Debater a Conjuntura Política Nacional e Internacional p/ a elaboração da Estratégia de Luta e as Táticas de Ação. Eleger a Coordenação Nacional e promover a integração nacional dos militantes do MDD e a formação de CRs.
PAUTA ; Abertura c/ Informes, Avaliação de 2009, Planejamento p/ 2010; Realização de Painéis e Oficinas; Plano de metas, Calendário de Atividades, Política de Organização, de Finanças, Formação Política, Moções, Tribuna Livre, Documentos Políticos do MDD , etc.
PARTICIPAÇÃO ; Membros da Coordenação Nacional, Coordenadores e Sub-Coordenadores Estaduais, Coordenadores de Capitais e Delegados eleitos nas Conferências de Base e Estaduais.

OBSERVAÇÕES ; - Fica estabelecido que:

1 – São livres as Conferências Populares, que podem auto-convocarem-se e realizarem-se dentro de cada Organização Popular ou movimento social ( Sindicatos, Associações, DCEs, CÃS, GEs, fabrica, fazenda, empresa, etc ) e/ou das Instituições Públicas ( universidades, escolas, repartições públicas, ministérios, etc. que devem constituir CRs e eleger uma Coordenação, integrando-se a Conferência de Base, fazendo apenas uma prévia comunicação á Coordenação Estadual do MDD.
2 – A Conferencia Popular Estadual se realizará sob a Coordenação da Direção Estadual em cada Estado, conforme descrito acima.
3 – As Coordenações Estaduais devem comunicar á Coordenação Nacional a data e encaminhar a Pauta elaborada para as respectivas Conferencias até o dia 04 de setembro próximo.
4 – Todos os Estados devem encaminhar até o dia 04 de setembro próximo o nome dos três membros que compõem e formam o CRs estadual e que se constituem a Coordenação Estadual do MDD e a direção das Conferencias, assim constituídas:
a – Coordenador Estadual; b – Sub.Coordenador Estadual e ; c) Coordenador da Capital.
5 – Os DOCUMENTOS POLITICOS do MDD – ( Teses ) p/ debate nas Conferências estão disponíveis no SITE do MDD, que pode ser acessado em : http://www.mddbrasil.blogspot.com/ , As alterações debatidas e aprovada nas Conferências Populares, de Base e Estaduais serão levadas para a Conferência Nacional.
6 – Os nomes dos DELEGADOS que participarão da Conferencia Nacional e dos membros das Coordenações Estaduais, eleitos nas respectivas conferencias devem ser enviados á Coordenação Nacional conforme ás mesmas sejam realizadas, até o dia 09 de novembro.
7 – Todos os DELEGADOS á Conferência Nacional devem estar em Brasília – DF até o dia 13 de novembro ( sexta feira ) e o respectivo retorno acontecer apenas no dia 16, na segunda feira.
8 – Cada estado deverá assumir as despesas com seus DELEGADOS. No entanto a Coordenação Nacional elaborará um PACOTE VIAGENS e HOSPEDAGEM c/ ALIMENTAÇÃO inclusa para assim diminuir os preços e posteriormente comunicará a cada estado que desejar incluir-se no mesmo e quanto será dividido entre os Estados. Também em Brasília a Coordenação do MDD – DF promoverá ações visando conseguir recursos para ajudar nas despesas.
9 – Todos os ESTADOS devem trazer para a Conferencia Nacional os resultados das respectivas Conferências Estaduais e propostas de alterações nos DOCUMENTOS POLITICOS, se assim for decidido.
10 – Outras orientações, se necessário serão enviadas posteriormente, enquanto qualquer dúvida e sugestão deve ser enviada á Direção nacional para repasse imediato aos estados.



Brasília – DF – Brasil , 30 de agosto de 2009.

ACILINO RIBEIRO – Coordenador Nacional
Movimento Democracia Direta – MDD-Brasil



quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ATIVIDADES POLITICAS - Congressos, Conferencias, Encontros.


Nesta página publicaremos os documentos do MDD que ficaram na história do Movimento, como Pautas, Notas Públicas, Mensagens, Resoluções ,etc, assim como a Programação das Atividades Politicas a serem desenvolvidas como os Congressos, Conferencias, Plenárias e Reuniões de Base da Coordenação Nacional.



DOC.01

MDD – BRASIL
Movimento da Democracia Direta

Estado do (UF): ________________(____) Município :____________________


Ficha Curricular e de adesão.


1. Nome: ________________________________________x
2. Endereço: _____________________________________x
3. Cidade: -____________ Estado: _______ CEP: _________x
4. Tel. Residencial:(__) __________ Tel. Trab (__) ________x
5. Celular: (_____) ___________________
E-mail: _________ ________________________________x
6. Escolaridade:
( ) 1º Grau
( ) 2º Grau
( ) Superior - Área:_________________________________x
( ) Pós-Graduação - Área:___________________________________________x
7. Profissão: ______________________________________x
8. Data de nascimento: ____/____/_______ Estado Civil:___________________________________________x
9. Filiado a Partido Político? Não ( ) Sim ( ) - Qual? ___________________________
10. Participa de alguma entidade de classe ou associação?
Não ( ) Sim ( ) - Nome da entidade: _____________________x
Observações: _____________________________________x
________________________________________________x

Em_____________, Brasil, ____ de _________de ____.


______________________Visto Coordenador MDD





DOC.02


5º ENCONTRO NACIONAL DO MDD
MOVIMENTO DEMOCRACIA DIRETA


DATA:......................: Dias 17 e 18 de novembro de 2007.
LOCAL: ...................: Brasília/DF. Auditório da ANPREV
HORÁRIO:..............: Dia 17, 9h às 20h e dia 18, 9h às 14h.
PARTICIPANTES:.: 32 delegados de 08 estados brasileiros.


Dia 16 / Sexta-feira: Chegada dos participantes com deslocamento para hotel.


Dia 17 – Sábado – PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

09h00 - Abertura com informes gerais, canto do Hino VENCEREMOS, exibição do Trailer do Filme-Documentário KADHAFY E A INTERNACIONAL REVOLUCIONÁRIA e exposição política dos convidados especiais.
10h00 - Informe e avaliação do Trabalho de Direção Nacional pelos Coordenadores (Acilino, Gil, Milena, Ajuad, Armando).
10h30 - Informes e avaliação do Trabalho de Organização nos Estados pelos Coordenadores Estaduais (DF, Piauí, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas).
11h30 - Tribuna Livre para informes extras e avaliação sobre o Trabalho de Direção Nacional e de Organização nos Estados.
12h00 - Apresentação de propostas políticas com justificativa para cada documento.
12h30 – Intervalo para almoço.

TARDE

14h00 - Reabertura com informes gerais.
14h15 - GRUPOS DE TRABALHO sobre o Trabalho de Direção:
a) Administração e Finanças;
b) Relações Internacionais;
c) Mídia e Comunicação Política;
d) Formação Ideológica e Educação Política;
e) Recrutamento, Organização e Articulação Política.
15h30 - Relatório dos Grupos e apresentação de propostas.
16h30 - OFICINAS DE TRABALHO sobre o Trabalho de Base e Política de Massa:
a) MOVIMENTOS SOCIAIS (Sindical, Comunitário, Estudantil e Juventude, Cidadania e Gêneros).
b) GEOPOLÍTICAS REGIONAIS (Norte, Nordeste, Sul / Sudeste e Centro / Leste / Oeste).
17h30 - Relatório das Oficinas sobre o Trabalho de Base e Política de Massa.
18h00 - Intervalo para lanche.
18h15 - Apresentação e informes sobre as propostas dos Documentos Políticos do MDD:
Carta de Princípios, Programa de Luta, Manifesto à Nação, Regimento de Organização, Estratégia e Tática, Plano de Ação e Calendário de Atividades.
19h00 - Reunião de Mulheres para a formação do Coletivo Nacional Feminino e escolha da Coordenação Provisória Feminina.
20h00 - Encerramento do 1º dia.

Dia 18 – Domingo – PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

09h00 - Reabertura com informes gerais e explanação sobre a formação dos Grupos de Estudos dos Documentos Políticos/MDD.
09h30 – Formação dos Grupos de Estudo dos Documentos Políticos do MDD:
GE 1 – Carta de Princípios / Programa de Luta / Manifesto à Nação / Estatuto MDD
(modelo p/os estados);
GE 2 – Regimento de Organização dos CR´s;
GE 3 – Estratégia e Tática;
GE 4 – Plano de Ação e Calendário de Atividades.
11h00 - Relatório, emendas, destaques e/ou propostas sobre os Documentos Políticos pelos GE´s.
12h30 - Eleição para preenchimento de cargos vagos na Coordenação Nacional Coletiva Provisória.
13h00 - TRIBUNA LIVRE para avaliação e votação de MOÇÕES.
13h30 – Informes Finais, posse dos Coordenadores eleitos e avaliação geral pelos convidados.
14h00 - ENCERRAMENTO com almoço de confraternização.

OBS.: A partir das 16 horas retorno dos participantes aos estados. Haverá transporte para levar os companheiros ao aeroporto.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CURSOS DE FORMAÇÃO POLITICA p/ militancia do MDD / MCR, através de FILMES e DOCUMENTÁRIOS

MDD – BRASIL

Movimento Democracia Direta
Coordenação de Formação Ideológica
e Educação Política
Coordenação de Mídia e Comunicação Política
Cursos de Formação p/Televídeo




OBS - Todos os cursos abaixo relacionados serão realizados através da exibição e debate dos filmes e documentários sequenciados nos módulos, precedidos de uma palestra de abertura e outras de encerramento.

Curso –
HISTÓRIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL

Turma:..........................................................
Local:...........................................................
Período:........................................................
Horário:.......................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.....................................................


1º MÓDULO
1. O Brasil são outros 500
2. História das Lutas Sociais e o Socialismo no Brasil
3. Ideologia e Lutas Populares no Brasil
4. 100 anos de Brasil – Parte 1 de 1900 a 1950
5. 100 anos de Brasil – Parte 2 de 1951 a 1999

2º MÓDULO
1. O Golpe de 64
2. A Ditadura e o AI-5
3. Tempos de Resistência
4. Ato de Fé – A Igreja e a Guerrilha
5. A Censura, a Imprensa e a Ditadura

3º MÓDULO
1. Getúlio Vargas
2. Os Anos JK
3. Jânio a 24 Quadros
4. Jango
5. Tancredo a Céu Aberto

4º MÓDULO
1. O VELHO – A História de Prestes
2. GREGÓRIO BEZERRA – Memórias de um Comunista
3. MARIGHELLA – Retrato Falado do Guerrilheiro
4. LAMARCA – O Capitão da Guerrilha
5. APOLÔNIO DE CARVALHO – Vale a Pena Sonhar

5º MÓDULO
1. CAPARAÓ
2. ARAGUAIA – A Conspiração do Silêncio
3. HÉRCULES 56
4. Batismo de Sangue
5. O Condor

6º MÓDULO
1. No Olho do Furacão
2. Pra Frente Brasil
3. Cabra Cega
4. O que é isso Companheiro?
5. O Ano que meus Pais Saíram de Férias

7º MÓDULO
1. Coronel Delmiro Gouveia
2. Cabra Marcado para Morrer
3. O Homem da Capa Preta
4. Eles não usam Black Tie
5. Vlado – 30 anos depois

8º MÓDULO
1. As Missões
2. Canudos
3. Igreja dos Oprimidos
4. Terra para Rose
5. SOBERANIA sim, ALCA não o Grito dos Excluídos.

OBS.: Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição



Curso

VIDA E OBRA DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS


Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................


1º MÓDULO 1. JESUS
2. MAOMÉ
3. LUTERO
4. BUDA
5. MARIA

2º MÓDULO
1. Spartacus
2. Tupac Amaro
3. Zumbi
4. Tiradentes
5. Simon Bolívar


3º MÓDULO
1. SALADINO – Em Defesa da Fé
2. GIORDANO BRUNO – O Rebelde
3. DANTON – O Processo da Revolução
4. GARIBALDI – O Unificador da Itália
5. MUCKTAR – O Leão do Deserto



4º MÓDULO
1. Lênin
2.Stalin
3. Trotski
4. Mao Tse Tung
5. Ho Chi Min




5º MÓDULO
1. Zapata
2. Pancho Vila
3. Sandino
4. Camilo Torres
5. Romero


6º MÓDULO
1. Ghandy
2. Nasser
3. Khadafy
4. Arafat
5. Mandela


7º MÓDULO
1. Juan Perón
2. Velasco Alvarado
3. Salvador Aleende
4. Omar Torrijos
5. Maurice Bishop



8º MÓDULO
1. Marechal Tito
2. Ben Bella
3. Boumediene
4. Chou En Lai
5. Kin Jong II


9º MÓDULO 1. Agostinho Neto
2. Samora Machel
3. Mossadeq
4. Khomeiny
5. Ahmedinejad


10º MÓDULO
1. Fidel Castro
2. Daniel Ortega
3. Hugo Chavez
4. Evo Morales
5. Rafael Correa


11º MÓDULO
1. General Giap
2. Patrice Lumunba
3. Otelo Saraiva
4. Tomas Sankara
5. Che Guevara



12º MÓDULO
1. Saco e Vanzeti
2. Malcon X
3. Luther King
4. John Lennon
5. Sub Cmte. Marcos




Curso
DIREITOS HUMANOS versus TERRORISMO DE ESTADO

Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................

1º MÓDULO
1. Os Bastidores da CIA – A Companhia do Terror
2. A História Secreta da CIA – Terrorismo de Estado
3. ESCOLA DAS AMÉRICAS – Universidade de Assassinos
4. NEGROPONTE – O Embaixador do Terror
5. POSADAS CARRILES – Terrorismo made in USA

2º MÓDULO
1. CORTINA DE FERRO – Segredos da Guerra Fria
2. ORIENTE MÉDIO – A Guerra Santa do Petróleo
3. Corações e Mentes - VIETNÃ
4. HAITI – Sob Ocupação
5. KGB – Tempos de Luta contra o Imperialismo

3º MÓDULO
1. História Secreta do Terrorismo I
2. História Secreta do Terrorismo II
3. Massacre na América
4. O Assassinato de George Bush
5. Acampamento de Jesus

4º MÓDULO
1. O Bom Pastor`
2. Fahrenheit 11/09
3. A Coorporação
4. Razões para a Guerra
5. Sob a Névoa da Guerra

5º MÓDULO
1. Três Dias do Condor
2. A Irmandade da Rosa
3. O Enigma
4. Razões de Estado
5. Conspiração Total

6º MÓDULO
1. A CIA e os Nazistas I
2. A CIA e os Nazistas II
3. A CIA no Oriente Médio
4. A CIA no Vietnã
5. A História do FBI

7º MÓDULO
1. MISSING – O Desaparecido
2. A História Oficial
3. Esperando o Lobo
4. El Salvador
5. Sob Fogo Cerrado

8º MÓDULO
1. Queimadas
2. Pães e Rosas
3. Z.
4. Terra e Liberdade
5. Seção Especial de Justiça

9º MÓDULO
1. História do Serviço Secreto Alemão
2. História do Serviço Secreto Russo
3. História do Serviço Secreto Inglês
4. História do Serviço Secreto Francês
5. História do Serviço Secreto Israelense

10º MÓDULO
1. Agentes Secretos e Inteligência Militar
2. A Ditadura Argentina
3. Operação Condor
4. Movimentos de Libertação
5. História do Serviço Secreto Brasileiro


OBS.: Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição




Curso
REVOLUÇÕES E REVOLUCIONÁRIOS

Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................

1º MÓDULO – TEMA – RESISTÊNCIA E LIBERTAÇÃO
1. Revolução Francesa – A Queda da Bastilha
2. A Comuna de Paris – Os Miseráveis
3. Revolução Indo-Chinesa – Um Século de Revoluções
4. Revoluções Árabes – Um Século de Revoluções
5. Revoluções Européias – Um Século de Revoluções

2º MÓDULO – TEMA – HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO RUSSA
1. Encouraçado Potenkim
2. Outubro
3. Doutor Jivago
4. Red’s
5. Um Século de Revoluções – RUSSA’s

3º MÓDULO – TEMA – GUERRILHA E LUTA REVOLUCIONÁRIA
1. A Batalha de Argel
2. CHINA – A Longa Marcha
3. VIETNÃ – Guerras e Revoluções
4. TIMOR LESTE
5. Capitães de Abril

4º MÓDULO – TEMA – GUERRILHAS E GUERRILHEIROS
1. Ventos de Liberdade – O Nascimento do IRA
2. Estado de Sítio – A Luta dos Tupamaros
3. O Lobo – O ETA e a Luta dos Bascos
4. Luta nas Montanhas – O ELN e o Combate ao Fascismo
5. Anos de Fúria – Vida e Morte de Baader- Meinhof

5º MÓDULO – TEMA – DEMOCRACIA, SOCIALISMO E PODER POPULAR NA VENEZUELA
1. Venezuela – 7 Anos de Revolução
2. A Revolução não será Televisionada
3. A Revolução da Maioria
4. Missões Bolivarianas
5. Hugo Chaves na Roda Viva

6º MÓDULO – TEMA – PROCESSO REVOLUCIONÁRIO CHILENO 1
1. Casa do Espíritos
2. De Amor e de Sombras
3. Chove Sob Santiago
4. Visões
5. Machuca

7º MÓDULO – TEMA – PROCESSO REVOLUCIONÁRIO CHILENO 2
1. A Batalha do Chile 1
2. A Batalha do Chile 2
3. A Batalha do Chile 3
4. Allende
5. A História do Chile

8º MÓDULO – TEMA – REVOLUÇÃO CULTURAL 1
1. Revoluções e Revolucionários
2. História Política da Música – Parte I
3. História Política da Música – Parte II
4. WOODSTOCK – O Festival da Rebeldia
5. Imagine – Lennon

9 º MÓDULO – TEMA – REVOLUÇÃO CULTURAL 2 - BIOGRAFIA
1. Beatles e The Doors
2. Joan Baez e Janis Joplin
3. Jimi Hendrix e Bob Dylan
4. Victor Jara e Violeta Parra
5. Mercedes Sosa e Taracon

10º MÓDULO – TEMA – REVOLUÇÃO CULTURAL 3 - BIOGRAFIA
1. Geraldo Vandré e Sérgio Ricardo
2. Chico Buarque e Taiguara
3. Gilberto Gil e Caetano Veloso
4. Glauber Rocha e Mário Lago
5. Gianfrancisco Guarnieri e Dias Gomes

OBS.: Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição




Curso
MULHER – Histórias e Lutas Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................

1º MÓDULO
1. Cleópatra
2. Joana D’Arc
3. Rosa Luxemburgo
4. Mata Hari
5. Madre Tereza

2º MÓDULO
1. Mães em Luta – A Guerrilha do IRA
2. Celebração dos Anjos – A História de Doroty Day
3. Eva Perón – A Verdadeira História
4. Liberdade – Mulheres da Guerra Civil Espanhola
5. A Garota do Tambor – Sobre a Causa Palestina

3º MÓDULO
1. OLGA – Muitas Paixões em uma Vida
2. PAULA – História de uma Subversiva
3. SONIA – Morta Viva
4. ZUZU ANGEL
5. PAGÚ – Uma Mulher além do seu Tempo

4º MÓDULO
1. Anita Garibaldi
2. Dollores – La Passionária
3. Leila Khaled
4. Urich Meinhoff
5. Ângela Davis



Curso
CHE – VIDA E OBRA DO GUERRILHEIRO HERÓICO

Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................

1º MÓDULO
1. O Guerrilheiro Heróico – Biografia I
2. O Guerrilheiro Heróico – Biografia II
3. CHE – Homem, Amigo e Companheiro
4. Diário de Motocicleta
5. Diário de um Rebelde

2º MÓDULO
1. CHE, onde jamais se imaginou
2. CHE, Hasta la Victória Siempre
3. CHE, amor, política e revolução
4. Quando penso no CHE
5. Diga Bom Dia ao CHE

3º MÓDULO
1. Aleluia CHE, a Ressurreição
2. San Ernesto nasce em La Higueira
3. Canto Épico para o CHE
4. CHE - O argentino 1ª parte
5. CHE - O argentino 2ª parte

OBS.: Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição



Curso
MOVIMENTO ESTUDANTIL E
JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA

Turma:..........................................................
Local:............................................................
Período:........................................................
Horário:.........................................................
Carga Horária:..............................................
Abertura:.......................................................

1º MÓDULO
1. UNE – História do Movimento Estudantil no Brasil
2. 68 – O Ano das Barricadas
3. Barra 68
4. HONESTINO – Trajetória de um Líder Estudantil
5. SOL – Caminhando Contra o Vento

2º MÓDULO
1. Anos Rebeldes – 1ª Parte
2. Anos Rebeldes – 2ª Parte
3. Os Sonhadores
4. Revoltas Estudantis
5. Memórias do Movimento Estudantil



Filmes e Documentários extras disponíveis para exibição especial / individual (sem seqüência de curso)

1. Direita e Esquerda – Doc
2. Ku Klux Klan – Doc
3. Outro Mundo é Possível – Doc
4. Zapatistas – Doc
5. ELN – Exército de Libertação Nacional – Doc
6. FARC’s – Doc
7. Mississipi em Chamas – Filme
8. Platon - Filme
9. Iraque a Venda - Doc
10. Guerra e Comércio Nuclear – Doc
11. A Verdade sobre a RCTV – Doc
12. Os Sonhadores – Filme
13. Além do Cidadão Kane - Doc
14. Coca-Cola – Doc
15. Imperialismo e Intervenção – Doc
16. Uma Verdade Inconveniente
17. Que bom te ver viva
18. A Mãe (Gorki)
19. Um Homem da Guerra
20. Soledad
21. O inimigo do meu inimígo
22. O advogado do terror
23. O assassinato de Bush
24. Crise
25. Mutirão por um novo Brasil

OBS.: Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição

OBS.: 1 - Êstes módulos foram composto no final de 2006 e no decorrer do tempo iremos adaptando os cursos conforme o aparecimento de fatos e atores que assim o requeram.
2 - Os filmes documentário terão sempre uma hora de debate após a exibição

GALERIA de FOTOS, GRAVURAS e POSTERs revolucionários

Esta página é destinada a homenagear
aos grandes líderes da história da humanidade
e aos seus momentos mais importantes e que
até hoje influenciam o mundo

x-x-x-x
x-x-x-x-x-x-x
x-x-x-x-x-x
x-x-x-x-x



x-x-x-x-x-x


x-x-x-x-x-x
x-x-x-x-x
x-x-x-x





























































quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MDD nos ESTADOS

Esta página é destinada aos informes e publicações de documentos do MDD nos Estados brasileiros, e de total responsabilidade das Coordenações Estaduais.


OBS - Alguns documentos necessariamente não precisarão serem publicados por todos os estados, uma vez que muitos são padrão, como o ESTATUTO por exemplo. Assim alguns nós publicaremos e servirão de modêlo para os demais.
No caso abaixo por exemplo publicaremos o ESTATUTO do MDD do PIAUÍ que é modelo para os demais, enquanto a ESTRUTURA ORGANIZACIONAL também é igual para todos os Estados.



Estrutura Organizacional do MDD nos Estados :

Congresso Popular Estadual e Conselho Estadual, Coordenação Estadual e Coordenações Municipais.

Cargos e funções nas Coordenações Estaduais:


COORDENAÇÃO GERAL


1. Coordenador(a) Estadual 2. Sub-Coordenador(a) Estadual 3.Coordenador Geral da Capital



COORDENAÇÕES EXECUTIVAS


4. Coordenador (a) de Organização e Mobilização 5. Sub.Coord. (a) de Organização e Mobilização


6. Coordenador de Midia e Comunicação 7. Sub. Coord. Midia e Comunicação


8. Coordenador Formação Politica Ideológica 9. Sub. Coord. Form. Politica Ideológica


10.Coordenador Administrativo Financeiro 11. Sub. Coord. Admtiva e Financeiro



COORDENAÇÕES DE APOIO


12.Coordenador do Comitê Juridico de Advogados Populares 13.Sub. Coord. do Comitê Juridico de Advogados Populares


14. Coordenador do Comitê Técnico de Politicas Públicas 15. Sub.Coord. do Comitê Técnico de Politicas Públicas




COORDENAÇÕES DE BASE


16. Coordenador Sindical e Operário 17. Sub.Coordenador Sindical e Operário


18. Coordenador Comunitário de Moradores 19. Sub.Coordenador Comunitário de Moradores


20. Coordenador Estudantil e da Juventude 21. Sub.Coordenador Estudantil e da Juventude


22. Coordenador de Cidadania e Genêro 23. Sub.Coordenador de Cidadania e Genêro





OBSERVAÇÃO ESPECIAL Nos estados onde tenha MDD organizado os membros das coordenações estaduais serão eleitos conforme o REGIMENTO DE ORGANIZAÇÃO, publicado na página de DOCUMENTOS do MDD neste SITE. Até esse ato porém as coordenações se constituirão com os três membros de número 1,2,3 e complementadas conforme a necessidade com os demais cargos.




AC

Acre




AL

Alagoas




AM

Amazonas




AP


Amapá




BA

Bahia




CE

Ceará


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X



DF - Distrito Federal - INFORMES



1º ENCONTRO BRASILIENSE DEMOCRACIA DIRETA E O PODER POPULAR

DATA: 27 e 28 de outubro de 2007


Sábado e Domingo
LOCAL: SAS - Quadra 06 – Bloco “K” – Auditório da ANPREV – Ed. BELVEDERE (entre os prédios do Ministério da Fazenda e da ANATEL)
HORÁRIO: dia 27 (sábado) das 09h às 19h e dia 28 (domingo) das 09h às 13h
PARTICIPANTES: Militantes do MDD-DF, simpatizantes da DEMOCRACIA DIRETA, ativistas pelo poder popular e defensores dos DIREITOS HUMANOS, MEIO AMBIENTE, PAZ MUNDIAL e LIBERDADES DEMOCRÁTICAS.


Dia 27 – Sábado – PROGRAMAÇÃO


MANHÃ

09h00 - Abertura com informes gerais, canto do Hino VENCEREMOS, exibição do Trailer do Filme-Documentário KADHAFY E A INTERNACIONAL REVOLUCIONÁRIA e composição da Mesa Diretora dos Trabalhos do Encontro.
09h30 - Palestra com o Tema: O MDD e a construção do Poder Popular no Brasil
(Ideologia, Projeto e Organização do MDD na concepção da Terceira Teoria).
10h30 - Depoimentos de convidados especiais e internacionais sobre a Democracia Direta e o Poder Popular.
11h30 - Entrega dos Certificados / Diplomas aos formandos dos Cursos de Formação Política sobre a TERCEIRA TEORIA – Democracia Direta e Poder Popular.
12h00 - Discurso do Orador e dos Patronos e Paraninfos das turmas de formandos
12h30 - Anúncio e apresentação das 05 monografias escolhidas (entre as 30) sobre a Terceira Teoria / Livro Verde para publicação pelo MDD-DF.
12h40 - Informes Gerais e Canto do Hino VENCEREMOS.
12h45 - Intervalo para ALMOÇO

TARDE

13h45 - Reabertura com canto do Hino VENCEREMOS e Informes Gerais.
14h00 - Painéis sobre o Trabalho de Direção do MDD no DF:
a) Recrutamento e Organização c) Mídia e Comunicação
b) Formação Política e Ideológica d) Administração e Finanças
15h00 - Plenária p/ leitura (pelos Relatores) do relatório dos Painéis sobre o Trabalho de Direção
15h30 - Oficinas sobre o Trabalho de Base do MDD no DF a) Comitê SINDICAL E ; b) Comitê ESTUDANTIL E DA JUVENTUDE c) Comitê COMUNITÁRIO; d) Comitê de CIDADANIA E GÊNEROS - (Idosos, Negros, Índios, Ecologistas, etc)
16h30 - Plenária p/ leitura (pelos Relatores) do relatório das Oficinas sobre o Trabalho de Base.
17h00 - GRUPOS TAREFAS sobre o Trabalho de Massa do MDD no DF


Regional 1 – Plano Piloto e região; Regional 2 – Taguatinga e região ; Regional 5 – Sudoeste, Cruzeiro e região, Região 4 - Guará e região; Regional 3 – Sobradinho e região ; Regional 6 – Núcleo Bandeirante e região


18h00 - Plenária p/ leitura (pelos Relatores) do relatório dos Grupos Tarefas sobre Trabalho de Massa.
18h30 - Informes e propostas do Plano de Metas-DF, Calendário de Atividades-DF e o Congresso Geral do MDD-DF 2008.
19h00 - Encerramento do 1º dia c/ informes gerais e canto do Hino VENCEREMOS.

Dia 28 – Domingo – PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

09h00 - Reabertura com informes gerais, canto do Hino VENCEREMOS, exibição do Documentário – VENEZUELA, 7 ANOS DE REVOLUÇÃO e composição da Mesa.
09h30 - Informes sobre o MDD nos estados, Encontro Nacional/2007 e o Congresso Geral/2008.
10h00 - DOCUMENTO FINAL – Deliberação sobre as Propostas para o Encontro Nacional:
Carta de Princípios – Manifesto – Programa – Estatuto – Regimento de Organização - Plano de Metas , e Calendário de Atividades/2008.
11h30 - Eleição e posse da Coordenação Regional do MDD Brasília/DF e Delegados p/ o Encontro Nacional/2007
12h00 - TRIBUNA LIVRE para apresentação de Moções e avaliação do Encontro pelos participantes.
12h30 - AVALIAÇÃO FINAL pelos convidados especiais e Coordenação eleita.
13h30 - ENCERRAMENTO com o canto do Hino VENCEREMOS.


MDD/Brasília-DF
1º de Setembro/2007

x-x-x-x-x-x-x-x-x



II Encontro de Base do MDD
p/Democracia Direta e o
Poder Popular no DF


Dia..........13 de setembro de 2008 - SABADO
Horário.....Das 13.00 ás 19.00 horas
Local.......Auditório do SINDIMETRÔ, no CONIC,
Edificio Venâncio V - TERRAÇO
( a apenas 200 metros da RODOVIÁRIA de Brasilia )


P R O G R A M A Ç Ã O


13.00 - Recepção e distribuição do material de trabalho.
13.30 - Abertura c/ informes gerais e composição da mesa de trabalho
14.00 - Relatório Informativo sobre o Trabalho de Direção do MDD / DF nos três primeiros trimestres e Calendário de Atividades p/ o 4º trimestre - OUT-NOV-DEZ, além
de informes sobre os seguintes assuntos:
a - Cursos de Formação Politica;
b - Realização dos Congressos de Base do MDD - SINDICAL,
COMUNITÁRIO, ESTUDANTIL E JUVENTUDE e CIDADANIA E GENÊRO
c - Delegação do MDD ao Forum Social Mundial - 2009
d - Festa de lançamento dos DVDs e CDs revolucionários e lançamento público Escola
de Formação Politica PODER POPULAR
14.30 - Solenidade de entrega dos CERTIFICADOS aos concludentes do Curso de Formação 15.30 - Informes sobre ás PLENÁRIAS POPULARES e formação das mesmas
15.45 - Plenária SINDICAL e OPERÁRIA dos CRs p/ Democracia Direta e o Poder Popular
Plenária COMUNITÁRIA DE MORADOREs p/ Democracia Direta e o Poder Popular Plenária ESTUDANTIL E DA JUVENTUDE p/ Democracia Direta e o Poder Popular Plenária de CIDADANIA E GENÊRO CRs p/ Democracia Direta e o Poder Popular
17.30 - Relatório das PLENÁRIAS c/ pontos do DOCUMENTO FINAL
18.00 - Eleição da Coordenação Regional do MDD - DF
18.15 - Resultado da eleição e proclamação dos eleitos
18.30 - Informes finais e ENCERRAMENTO

Observação - A pauta de discussão das PLENÁRIAS POPULARES é a seguinte:

Plenária SINDICAL E OPERÁRIA 1 - Unificação das lutas dos trabalhadores do DF ( Rodoviários , vigilantes, construção civil, comerciários,etc através de DATAS BASE, DELEGACIAS SINDICAIS, etc )2 - Eleição nos sindicatos e composição de CHAPAS, Estratégia, Tática, Cursos de Formação)3 - Lutas politicas - eleições diretas p/ Administradores Regionais, implantação das Assembléias Populares,do Orçamento Popular e das CPIs-Comissões Populares de Investigação.4 - Calendário de Atividades - Eleições sindicais, ampliação das bases, Congresso de Base, etc)5 - Eleição da Coordenação Sindical do MDD

Plenária COMUNITÁRIA DE MORADORES 1 - Unificação das lutas do Movimento Comunitário de Moradores do DF através dos líderes comunitários das diversas SATÉLITES p/ defesa da MORADIA, SANEAMENTO, SAÚDE, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER, SEGURANÇA, ESPORTE, CULTURA, etc )2 - Eleições nas Associações de Moradores no DF e discussão sobre criação de FEDERAÇÃO COMUNITÁRIA DE MORADORES combativa e que não se deixe cooptar pelos governos.3 - Lutas politicas - eleições diretas p/ Administradores Regionais, implantação das Assem - Assembléias Populares,do Orçamento Popular e das -Comissões Populares de Investigação.CPIs4 - Calendário de Atividades ( Eleições comunitárias, ampliação das bases, Congresso de Base)5 - Eleição da Coordenação Comunitária do MDD

Plenária ESTUDANTIL E DA JUVENTUDE 1 - Unificação das lutas estudantis no DF ( mensalidades, grades horária nas universidades, férias, estágios, bolsas, transporte, segurança nas escolas e universidades, etc )2 - Eleições para os Grêmios Estudantis, Centros Acadêmicos, DCEs, etc, nas universidades e colégios de ensino médio )3 - Lutas politicas - eleições diretas p/ Administradores Regionais, implantação das Assembléias Populares,do Orçamento Popular e das CPIs-Comissões Populares de Investigação.4 - Calendário de Atividades ( Eleições estudantis, ampliação das bases, Congresso Estudantil e Congresso da Juventude ) 5 - Eleição da Coordenação Estudantil e da Juvetude ( universitária, secundarista e popular )

Plenária de CIDADANIA E GENÊRO 1 - Unificação das lutas populares em defesa dos direitos humanos, meio ambiente, paz mundial, liberdades democráticas, cidadania e genêro, negros, indios, idosos, etc2 - Eleições para entidades acima citadas. Estratégia e Tática3 - Lutas politicas - eleições diretas p/ Administradores Regionais, implantação das Assembléias Populares,do Orçamento Popular e das CPIs-Comissões Populares de Investigação4 - Calendário de Atividades - Eleições nas entidades, ampliação das bases, Congressos, etc )5 - Eleição da Coordenação de Cidadania e Genêro.

OBSERVAÇÕES -1 - Em cada Planária será escolhida uma mesa para dirigi-la composta de UM Coordenador, UM Secretário e UM Relator. Esta mesa apresentará o resultado dos trabalhos em PLENÁRIO.2 - A relação dos cargos que compõe a Coordenação do MDD seguem em folha anéxa. Brasilia - DF - Brasil, 1º de setembro de 2008 .

Programação do MDD – DF, em

Brasília, relativo á semana de

festividades dos 40 anos da

Revolução de Al-Father na LIBIA




Dia 1º de setembro / 3ª feira –


1 - De 14.00 as 17.00 hs Reunião Ampliada ( Coordenadores e Base ) do MDD – MCR – DF com a seguinte programação:
a) – Abertura c/ Informe Gerais sobre as comemorações dos 40 anos da Revolução Libia.
b) – Palestra sobre os 40 anos da Revolução Líbia e a Geopolítica Contemporânea.
c) – Exibição do Trailler- Documentário : KHADAFY E A REVOLUÇÃO; 10 minutos.
d) – Debate sobre a Revolução Líbia e seu papel na solidariedade internacional
e) – Elaboração da MENSAGEM do MDD – DF a ser enviada ao Líder MUAMMAR
KHADHAFY na Líbia parabenizando-o pelos 40 anos da Revolução.
2 - De 19.30 as 21.30 hs – Jantar no Buffet Porto Vitória – em homenagem aos 40 anos da
Revolução Líbia.


Dia 2 de setembro / 4ª feira

Visita ao Congresso Nacional p/ assistir ao discurso a ser pronunciado pelo Deputado NILSON
MOURÃO em homenagem aos 40 anos da Revolução Líbia. Data e horário a confirmar.


Dias 3 e 4 de setembro / 5ª e 6ª feira.

1 – Sob a Coordenação do CR - Comitê Revolucionário Estudantil e da Juventude do MDD-DF,
distribuição de 250 Livros Verdes nas cinco (05) principais universidades do DF, nos DCEs
e nas Bibliotecas.

UnB........... – Milena
UPIS ..........– Marcos e Florêncio
UniCEUB.. – Acilino e Antonio
UniDF....... - Carlos
UNIP ..........- Rejane


Dia 5 de setembro / SABADO

Das 15 as 18 horas Reunião da Coordenação do MDD – DF com a militância de base para o
Encerramento da SEMANA DE FESTIVIDADES DOS 40 ANOS DA REVOLUÇÃO LIBIA
com exibição e debate do Filme – OMAR MUCKTAR – O Leão do Deserto e a respectiva
AVALIAÇÃO GERAL das atividades realizadas.



Brasília – DF – Brasil, na Reunião da Coordenação de MDD – DF em 22 de agosto de 2009.




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X




ES

Espírito Santo



GO

Goiás




MA

Maranhão




MG

Minas Gerais




MS

Mato Grosso do Sul




MT

Mato Grosso




PA

Pará




PB


Paraíba




PE

Pernambuco




PI - Piauí

ESTATUTO do MDD - Piauí


Movimento da Democracia Direta


CAPÍTULO I - Da Natureza e dos Fins

ART 1º- Sob a denominação de Movimento Democracia Direta, doravante denominado MDD, com sede e foro no município de Teresina , Estado do Piauí, em Assembléia Geral de Fundação, fica constituida como Entidade de Direito Privado,com tempo e duração indeterminado e reger-se- á por esse Estatuto.
.
ART 2º - O Movimento Democracia Direta é uma sociedade civil, com personalidade jurídica própria, sem finalidade lucrativa ou partidária, de caráter politico cultural de atuação nacional e internacional, que tem como objetivo contribuir para a promoção da Democracia Direta e Participativa, objetivando a construção do Poder Popular, no Estado do Piauí e demais estados brasileiros, através da Solidariedade Internacional,da Paz Mundial, dos Direitos Humanos,da Defesa da Vida, do Meio Ambiente e pela Cooperação Internacional, através do Intercâmbio Cultural, Esportivo, Técnico e Científico, do Comércio Exterior Solidário e as Relações Política, Econômica e Sociais dos povos.
§ Único - O Movimento Democracia Direta – MDD tem sede e foro no município de Teresina, Estado do Piauí, República Federativa do Brasil, e suas atividades se regem pelo presente Estatuto, o Regimento Interno e Atos Complementares de sua Diretoria.


ART.3º - O MDD, além de propugnar pela defesa do que determina o artigo anterior, lutará pela institucionalização da Democracia Direta e a construção do Poder Popular, fundamentado nos principios básicos da Terceira Teoria Universal, na busca de uma sociedade justa, livre e socialista.
ART.4º- -Com a finalidade de lutar pelo desenvolvimento da Democracia Direta e Participativa, o MDD poderá desenvolver as seguintes atividades:
§1º - Realizar palestras, debates, simpósios, seminários, congressos e manter Cursos de Formação e Extensão Politica e Cultural, Graduação e Pós-Graduação, conforme legislação própria em vigor,além de outras formas afins de divulgação de todos os assuntos que direta ou indiretamente se relacionem com a Democracia Direta e Participativa conforme artigo 2º deste Estatuto.
§2º - Realizar estudos e pesquisas sobre Democracia Direta e Participativa e o Poder Popular, Politica Internacional, Assuntos Estratégicos e tudo que diga respeito ao que consta no artigo 2º desse Estatuto.
§3º - Difundir produção de natureza científica, tecnológica e educacional e disseminar processos culturais que comprovadamente venham a contribuir para a Democracia Direta e a construção do Poder Popular.
§4º- Preparar anteprojetos de lei e sugestões endereçadas aos órgãos públicos competentes, entidades educacionais e culturais de forma a defender a Demogracia Direta,a Participação Política e o Poder Popular em todas as suas manifestações,assim como matérias que digam respeito ao que configura o artigo 2º deste Estatuto.
§5º- Estabelecer contatos com instituições culturais, educacionais e técnico-científico, ONGs, Agências Governamentais e Empresas Privadas e outros organismos públicos ou privados, nacionais e internacionais, com a finalidade de ampliar a Participação Política, desenvolver a Democracia Direta e construir o Poder Popular, preservar e defender a Paz Mundial, a Vida, os Direitos Humanos, a Solidariedade e a Cooperação política, econômica, social,cultural, e científica internacional dentro do conceito de Democracia Direta e Participativa do Poder Popular.
§6º- Editar livros, revistas, jornais, boletins, programas de radio, televisão e cinema, e usar dos demais recursos
de comunicação de massas em seus diversos ramos, assim como manter, dentro da legislação em vigor,
Jornal – Emissora de Rádio e Canal de Televisão ambulantes e fixos.
§7º- Manter livrarias e/ou bancas de exposição de cartazes-banners-jornais e quaisquer outros meios de difusão de matéria de interesse da divulgação e da defesa da Democracia Direta e Participativa e do Poder Popular.
§8º- Prestar serviços de assessoria e consultoria de projetos dentro de sua proposta a quaisquer órgãos públicos ou privados, institucional ou não, nacional e/ou internacional sendo os recursos destinados ao MDD,pelos serviços prestados, incluído em sua contabilidade conforme o que estabelece o Art.9 deste Estatuto, e se aplicando no caso o que estabelece os parágrafos 3 º e 5º do mesmo.
§ 9º- Celebrar Convênios e Acordos, a nível de cooperação com Organizações Nacionais e/ou Internacionais, governamentais ou não, públicos e/ou privadas, observadas a legislação em vigor e suas restrições legais.
§10º- Manter bibliotecas, arquivos e memoriais, de material de interesse pertinente aos objetivos do MDD.
§11º- Recorrer a quaisquer outras formas de atuação que possam concorrer para a promoção e a defesa da boa vizinhança entre os povos e o apoio ao desenvolvimento de programas que visem fortalecer a Democracia Direta e a construção do Poder Popular, das Relações de Gênero e Reforma do Estado, dentre outros.

CAPITULO II - Dos Sócios

ART. 5º - O MDD terá sócios fundadores, efetivos, honorários, beneméritos e coletivos.

§1º - São sócios FUNDADORES os que subscrevem o Manifesto de Fundação do MDD –Movimento Democracia Direta e/ou participarem da Assembléia de Fundação.
§ 2º - São sócios EFETIVOS os que forem aceitos pelo CONSELHO DIRETOR, mediante proposta assinada por
dois ou mais sócios.
§ 3º - São sócios HONORÁRIOS e BENEMÉRITOS os que,tendo prestado serviço excepcional à causa do que
estabelece o Art.2º deste Estatuto ou ajudado de forma relevante ao MDD,forem apresentados ou propostos à
Diretoria Executiva e referendados por ele.
§ 4º- São sócios COLETIVOS quaisquer sociedades, entidades ou organizações aceitas como tal, aprovadas na forma do § 3º, deste Artigo.
§ 5º - Só terão direito a voto os sócios fundadores e efetivos.

ART.6º - Os sócios estão sujeitos à penas de suspensão e/ou exclusão da qualidade de sócios,conforme o que diz o Regimento Interno do MDD.

ART.7º - São direitos dos sócios:
§ 1º- Assistir às Assembléias, tomar parte nas discussões e deliberações dos órgãos a que pertençam.
§ 2º- Votar e ser votado nas eleições para órgãos diretivos.
§ 3º- Propor a admissão de novos sócios, na forma do § 3º do Art. 5º.
§ 4º- Contribuir com sua atividade pessoal para o bom êxito e o fortalecimento do MDD.

ART.8º- - São deveres dos sócios:
§ 1º - Pagar a contribuição financeira estabelecida pelo CONSELHO DIRETOR.
§ 2º- Cumprir e fazer cumprir este Estatuto, assim como os regulamentos e deliberações do MDD.
§ 3º - Estar em dia com as obrigações contraídas com o mesmo.
§ 4º- Contribuir com sua atividade pessoal para o bom êxito e o fortalecimento do MDD.

CAPÍTULO III - Do Patrimônio

ART 9º - O patrimônio do MDD é constituído por:
§ 1º- Bens móveis e imóveis.
§ 2º- Contribuições obrigatórias dos seus sócios.
§3º- Contribuições, auxílios, subvenções e estímulos concedidos por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, inclusive oriundos de estabelecimentos institucionais e/ou privados, nacionais e/ou internacionais, conforme a legislação em vigor.
§ 4º- Bens, valores adquiridos, juros de títulos e depósitos.
§5º- Contribuições resultantes de convênios e contratos com entidades de direito público ou privado, nacionais e internacionais, observadas as restrições legais.
§ 6º- Rendas eventuais, donativos e legados provindos dos sócios ou quaisquer outras pessoas interessadas no MDD.
§ 7º- No caso de extinção seu patrimônio será destinado a instituições de fins congêneres, conforme expressa deliberação da Assembléia Geral que decidir sobre a extinção, e para a qual será exigida a presença de dois terços dos sócios com direito a voto.

CAPITULO IV - Dos Órgãos e Estrutura

ART 10º- São órgãos do MDD:
a) Assembléia Geral, permanente b) Diretoria Executiva, com mandato de dois anos

ART 11º - A Assembléia Geral é o órgão máximo de deliberação, constituído de todos os associados com poderes para aprovar, ratificar, retificar e/ou deliberar sob qualquer assunto, se reúne em caráter Ordinário anualmente, e Extraordinário quando convocado por maioria simples de seus membros e/ou por dois terços da Diretoria Executiva.

§ Único- A Assembléia Geral exercerá também quando reunida a função de Conselho Fiscal,que disignará três (03) membros para dar parecer sobres as contas da Diretoria Executiva e fara toda análise financeira dos Projetos do MDD.

ART 12º - A Diretoria-Executiva é o órgão que executa o Plano de Metas da entidade e se compõe de:
a) Presidente e) Vogal
b) Vice-Presidente f) 1º Suplente
c) Secretário g) 2º Suplente
d) Tesoureiro h) 3ºSuplente
§ 1º – Quando reunido em conjunto, Titulares e Suplentes, a Diretoria-Executiva se constitui em Conselho Diretor.
§ 2º - Além dos 05 Titulares e 03 Suplentes da Diretoria Executiva, o Conselho Diretor será composto por mais três (03) pessoas de reputação ética e moral, conhecedoras do assunto que originou o MDD, eleita pela Assembléia Geral e que terão direito a voz e voto nas deliberações do órgão durante o exercício do mandato.

ART 13º - Compete à Diretoria Executiva, através de seus membros a Coordenação Geral do Plano de Metas aprovado em Assembléia Geral para este fim.
§ Único- Serão criados, quando necessário por proposta do Conselho Diretor e aprovação por maioria simples, Departamentos e Assessorias para tratar de assuntos específicos.

ART 14º- São atribuições dos membros titulares e suplentes dos cargos que a compõe.
§ 1º - PRESIDENTE
a) Representar oficialmente a entidade;
b) Presidir as reuniões dos orgãos do MDD e zelar pelo seu patrimônio moral e matérial
§ 2º - VICE-PRESIDENTE
a) Substituir o Presidente nos seus impedimentos;
b) Coordenar os Grupos de Trabalho, de Estudo e Supervisionar as equipes de serviços. .
§ 3º - SECRETÁRIO
a) Substituir o Vice-Presidente;
b) Supervisionar e coordenar os serviços administrativos da entidade;
§ 4º - TESOUREIRO
a) Substituir o Secretário;
b) Dirigir a politica financeira, orçamentária e contábil da entidade;
§ 5º - VOGAL
a) Auxiliar nas tarefas dos demais Diretores.
§ 6º - SUPLENTES
a) Substituir os titulares e compor com estes o Conselho Diretor.


CAPITULO V - Das Disposições Gerais

ART 15º- O (a) Tesoureiro (a) de comum acordo com o Presidente abrirão e movimentarão uma conta conjunta, em estabelecimento bancário em nome da entidade, sendo as retiradas mediante assinatura no nome dos dois.

ART 16º - “Ad Referendun” da Diretoria Executiva o Presidente poderá expedir Avisos, Circulares e Normas no que diz respeito à Administração Interna do Órgão.Os Atos Complementares a este Estatuto e o Regimento Interno devem ser aprovados e subscritos pela maioria simples dos membros do Conselho Diretor.

ART 17º - O Regimento Interno do MDD, a ser aprovado pela Diretoria Executiva complementará o presente Estatuto e às atividades de seus Orgãos, valendo até posterior deliberação para efeitos legais das atividades do MDD-Piauí o Regimento Interno até então vigente do MCR-Piauí.

ART 18º - A Diretoria Executiva poderá criar tantas Comissões de Trabalho,e/ou Grupos de Estudo quantas sejam necessárias para vibializar e aperfeiçoar a ação do MDD dentro de suas finalidades e objetivos

§ Único- A criação de Departamentos e Assessorias obedece ao que determina o Estatuto e Ato Complementar específico do Conselho Diretor para esse fim.

ART 19º- O presente Estatuto constitui a lei orgânica do MDD que todos os membros deverão cumprir, e só poderá ser reformado por maioria de dois terços de votos dos sócios com direito a voto, no gozo de seus direitos, e mediante convocação expressa para esse fim.

ART 20º - Os sócios não respondem, solidária ou subsidiariamente, pelas obrigações contraídas pela Diretoria ou por quaisquer de seus Diretores em nome do MDD, e o Regimento Interno disporá sobre a contratação e remuneração dos técnicos, assessores e diretores.

ART. 21º - Os casos omissos e conflitos de interpretação deste Estatuto resolvem-se por maioria simples no Conselho Diretor,”Ad Referendum” da Assembléia Geral.

ART 22º - Este Estatuto entra em vigor na data de sua aprovação

Em Teresina – Piauí – Brasil 1º de Dezembro de 2006.

ACILINO JOSÉ RIBEIRO DE ALMEIDA - Presidente





























MCR -MDD – Piauí –







Atividades 2007



Relatório de Atividades Realizadas





1º SEMESTRE.


JANEIRO-FEVEREIRO-MARÇO – 1º Trimestre
1 – Rearticulação de antigos líderes e dirigentes do MCR no Estado do Piauí
2 – Palestras e debates sobre Democracia Direta e o Livro Verde c/antigos e novos militantes
3 – Exibição do filme O LEÃO DO DESERTO;
4 – Viagem do companheiro Acilino à Líbia;
5 – Reuniões de Estudo e Formação;
6 – Legalização do MDD/Piauí.( Registro em Cartório –Escolha de Coordenação, etç )

ABRIL-MAIO-JUNHO – 2º Trimestre
1 – Viagem da companheira Milena à Líbia;
2 – Reuniões de estudo e formação;
3 – Preparatórios p/o IV Encontro Estadual dos CRs e militantes do MDD/Piauí;
4 – Recrutamento de novos militantes para a formação de mais CRs.

Calendário de Atividades a serem





realizadas no 2º SEMESTRE / 2007

JULHO-AGOSTO-SETEMBRO – 3º Trimestre
1 – Realização do curso de Formação Política sobre a Terceira Teoria;
2 – Articulação e participação em manifestações populares, conjunta com o MST, CUT, UNE,
UBES e Entidades Sindicais, Comunitárias, Estudantis e Populares;
3 – Palestras sobre o Livro Verde em universidades e recrutamento p/ formação do Comitê
Revolucionário Estudantis e da Juventude
4 – Participação na I Reunião Nacional dos Coordenadores Estaduais de CRs/MDDs;
5 – Realização da Semana Cultural Líbia/Brasileira;
6 – Lançamento da campanha de arrecadação de fundos p/ realização do filme KHADAFY E A
INTERNACIONAL REVOLUCIONÁRIA , c/venda de DVDs, CDs, festas e pedágios.
7 – Realização do IV Encontro Estadual dos CRs-MDDs e Simpatizantes da Terceira Teoria .
8 – Participação no Fórum Mundial de Educação, de 13 a 16 de setembro.

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO – 4º trimestre
1 – Semana Cultural Che-Guevara (40 anos sem Che);
2 – Participação no Encontro Nacional dos CRs/MDDs, em Curitiba / PARANÁ
3 – Realização do Curso de Cultura Ideológica sobre Democracia Direta e o Poder Popular;
4 – Participação no Congresso Latino Americano de Estudantes – QUITO / Equador,
promovido pela OCLAE – Novembro, Convite confirmado;
5 – Participação na Conferencia Internacional da ONU contra o Racismo e Proteção aos Direitos
Humanos – Viena / AUSTRIA – Novembro, Convite confirmado;
6 – Lançamento da Proposta do Projeto Brasil Poder Popular (Proposta de Governo);
7 – Lançamento da Emenda Popular-Constitucional pela Democracia Direta – assinaturas;
8 – Realização do Curso de Educação Popular sobre a Democracia Direta e Poder Popular e a
defesa dos Direitos Humanos, do Meio Ambiente e da Paz Mundial;
9 – Marcha piauiense p/Democracia Direta e o Poder Popular c/ Sindicatos, Associações, Dire-
tórios e Grêmios Estudantis e demais entidades do Movimento Popular.
10 – Realização do III Congresso Estadual do MCR - MDD – Piauí;
11 - Seminário Interno de Avaliação e Planejamento 2007/2008 do MDD-PI.

Teresina-PI, 30 Junho de 2007


MDD - Piauí - MCR - Brasil





PR

Paraná




RJ

Rio de Janeiro



RN

Rio Grande do Norte



RO

Rondônia




RR


Roraima




RS

Rio Grande do Sul



SC

Santa Catarina



SE

Sergipe




SP

São Paulo


















TO

Tocantins