quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PALESTINOS - Solidariedade sem Fronteiras


 

Estado da Palestina tem reconhecimento e apoio dos movimentos sociais brasileiros



Escrito por ZÓBIA SKHARTINNE


Com a presença dos embaixadores da Palestina no Brasil, Salah Elqataa, Cônsul palestino que representou o Embaixador Ibrahin Zeben que encontra-se viajando, e do Irã, Mohsen Shaterzadeh além de centenas de entidades dos movimentos sociais brasileiros e do apoio de parlamentares e populares que manifestaram apoio á Causa do Povo Palestino e ao reconhecimento e criação do Estado da Palestina, realizou-se nesta 5ª feira, 25 de agosto, com sucesso e superando as expectativas dos organizadores, o Seminário Nacional sobre a Causa Palestina, promovido pelo MDD, Movimento Democracia Direta e a UNIPOP, Universidade de Políticas do Movimento Popular, com o apoio de centenas de organizações populares de todo o Brasil.
Com a exibição de um clipe sobre a repressão feita ao povo palestino por parte das forças de segurança de Israel, que chamou bastante a atenção dos presentes e a abertura realizada pelo Advogado Acilino Ribeiro Coordenador Nacional do MDD e principal ideólogo da UNIPOP no Brasil, o evento teve uma palestra do representante diplomática da Palestina, Salah Elqataa, que manifestou a gratidão do povo palestino tanto ao povo como ao governo brasileiro pelo apoio e o reconhecimento ao Estado da Palestina. O diplomata palestino falou sobre o tema “A Palestina e a Conjuntura Política Mundial” e defendeu uma articulação internacional através da diplomacia mundial em defesa do Estado da Palestina e seu reconhecimento pela ONU.
O Jornalista Beto Almeida, Diretor da TELESUR no Brasil proferiu palestra sobre o tema: “A Palestina e a Midia Internacional – Boicote e Manipulação Imperialista e do Sionismo”. Bastante aplaudido Beto Almeida disse que “os meios de comunicação deveriam ter ética e priorizar a verdade”. E que em toda guerra, como essa que o sionismo e o imperialismo movem contra o povo palestino “a primeira vítima é a verdade, que esconde o massacre perpetrado por Israel contra aquele combativo povo”. Mais adiante Beto Almeida falou sobre o massacre midiático, onde a mídia sionista e pró imperialista manipula a opinião pública através de um massacre midiático, onde apresenta o povo palestino como terrorista, quando terrorista são exatamente seus oponentes e a própria mídia comprada e financiada por aqueles que querem a guerra.
O embaixador iraniano no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, bastante aplaudido pelo público presente, além de manifestar o total apoio da República Islâmica do Irã ao povo e ao Estado da Palestina, lembrou que o Aiatolá Khomeini, líder da Revolução iraniana, manifestou antes de morrer, que toda a última sexta feira do Ramadã será dedicada a solidariedade ao povo palestino. Defendeu a união das forças mundiais que lutam pela paz em torno da causa palestina e disse que o Irã sempre defendeu e continuará defendendo essa posição até a instalação de um Estado palestino. Pela solidariedade historicamente manifestada e ser o país considerado que mais apoio dar ao povo palestino, Mohsen Shaterzadeh, proferiu palestra sobre o tema “A Palestina e a Solidariedade Internacional”.
Também foi debatido a “Questão de Jerusalém como a capital das Três Religiões”, com palestras realizadas pelo Padre da Igreja Católica, Haroldo Coelho. E sobre a posição da Igreja ortodoxa, a exposição ficou a cargo do religioso João Bosco Barreto. Ambos defenderam Jerusalém como capital do Estado da Palestina.
Outro tema debatido foi a situação da Palestina no Direito Internacional, que foi exposta pelo Advogado, Historiador e especialista em Relações Internacionais, Acilino Ribeiro, que fez um histórico relato do direito do povo palestino no contexto do Direito Internacional e defendeu a criação do Estado da Palestina, afirmando que o mesmo é uma conquista do povo palestino, por sua histórica luta e não por uma concessão do imperialismo e do sionismo que tentam manipular a opinião pública mundial contra o povo palestino.
O Coordenador da Coordenação dos Movimentos Sociais em Brasília, CMS no DF, Ismael José, fez uma manifestação de apoio e declarou o apoio dos movimentos populares ao povo palestino.
Ao final do evento diversas entidades dos movimentos sociais e organizações populares manifestaram apoio fazendo pronunciamentos e aprovando uma Declaração Final que reivindica a criação do Estado da Palestina, dentre outros pontos como: 1) o fim imediato da ocupação militar e colonização de terras árabes, e a derrubada do muro da apartheid, que vem sendo construídas na Cisjordânia desde 2002, dividindo terras, famílias e impedindo os palestinos do direito elementar de ir e vir; 2) o reconhecimento dos direitos dos cidadãos palestinos à soberania e à autodeterminação e a igualdade; 3) o respeito, proteção e promoção do direito de retorno dos refugiados palestinos às suas terras e propriedades, das quais vêm sendo expulsos desde 1948, quando foi criado unilateralmente o Estado de Israel, até os dias atuais. Ainda na Declaração Final os movimentos sociais e organizações populares presentes decidiram apoiar as seguintes medidas a serem solicitadas as autoridades brasileiras: a) rompa unilateralmente com o Tratado de Livre Comércio Israel-Mercosul; b) retire imediatamente o posto das Forças Armadas Brasileiras em Israel; c) cancele todos os contratos das Forças Armadas com empresas israelenses; d) exclua as empresas israelenses de participar de quaisquer concorrências públicas; e) vete a instalação de empresas israelenses em território nacional ou mesmo a aquisição de empresas nacionais por capitais israelenses; f) exclua as empresas israelenses de contratos para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
O documento é finalizado conclamado ao mundo apoiar a Causa Palestina o mais imediato o reconhecimento do Estado da palestina, pela histórica luta daquele povo e não como uma concessão do imperialismo e do sionismo.
Diversos parlamentares, dentre Senadores e Deputados manifestaram apoio enviando declarações de solidariedade, como a Deputada Manuela D’Ávila, (PCdoB-RS); e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados; os deputados federais Brizola Neto (PDT-RJ, Protogenes Queiroz (PCdoB-SP) ; Cleber Verde (PRB-MA) dentre outros. O PSB, PDT, PPS, PSOL, PSTU e PCO manifestaram seu apoio a Causa Palestina através de seus representantes presentes ao evento e por manifestações apresentadas em notas em seus sites.
O Vice-Presidente do PSDB-DF, Deputado Distrital Raimundo Ribeiro, esteve presente ao evento e manifestou seu total apoio e solidariedade ao povo e ao Estado da Palestina.
No Seminário teve ainda a exposição de duzentos (200) cartazes sobre a luta do povo palestino contando toda sua história e luta por sua independência. O Documento Final será enviado ao Itamaraty, á Secretaria Geral da ONU e aos movimentos sociais brasileiros.
Acilino Ribeiro, que presidiu a mesa dos trabalhos finalizou agradecendo a todos pela extraordinária manifestação de apoio a luta do povo palestino e do reconhecimento do Estado da Palestina pela comunidade internacional.

Por ZÓBIA SKHARTINNE


MIDIA SEM FRONTEIRAS – INTERPRESS – AGNOTMUNDO – INTERPRENSA - Em 25.08.11